quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Inicio do começo

Ola Amigos (as), parceiros (as), e visitantes,

Estou montando meu primeiro Blog, é o primeiro mesmo, então para todos que me conhecem, sabem muito bem da minha competencia com o design ;-), por favor, nao me cobrem beleza neste blog, pois apesar de ser tudo já formatadinho corre o risco de eu fazer ele se tornar feio rsrsr, lembrem-se que o objetivo principal é ajudar a disseminar o mundo SBC (Server Based Computing) que eu conheci realmente há cerca de 7 ou 8 anos atrás.

Alguns clientes e amigos, ainda na época de SimpleNet, lembram quando conheci esta tecnologia e o quanto eu perturbei, dizendo que seria uma solução mais do que perfeita para suas redes, embora claro, a tecnologia ainda estivesse bem crua, porém já naquela época eu pude perceber o quanto de benefício este tipo de arquitetura trazia.

De la pra cá, são anos tentando quebrar barreiras impostas por clientes, e muitos deles amigos que até hoje não compraram um thinclient sequer comigo, rsrsrs, mas tudo bem, aos poucos voces vão se render e vão lembrar. Só digo uma coisa, alguns clientes e pessoas conhecidas antigas, ja me ligam ou pelo menos quando nos encontramos dizem, ´poxa a primeira vez que vi um thinclient me lembrei de voce´. Nao é lindo isso ? rsrsrs

Tive contato com esta tecnologia antes ainda, quando era focado em Netware, na época existia um produto chamado Winview (?? nao é isso ???), que depois virou WinFrame e depois Metaframe e agora se chama Presentation Server (Uffa !!!) da lider deste mercado que é a Citrix, porém não sou nenhum especialista Citrix para falar das tecnologias deles, mas não deixarei de comentá-las por aqui humildemente, como por exemplo minha visita neste ano ao II Iforum internacional realizado no WTC em SP, onde fui gentilmente convidado pelo meu parceiro Tsolution e o fabricante Uniprint, que em breve estarei falando de sua solução por aqui também.

Na época acredito que não tenha me ´antenado´ muito para esta tecnologia talvez por falta de amadurecimento profissional, de ´enxergar´ apenas o lado ténico, ou então não deva ter me antenado por não existir um ´produto´ que desmistificasse o conceito, como hoje existem os terminais baseados em servidor, ou thinclients, mas já naquela época utilizávamos de terminais com boot remoto em um servidor netware 3.12, quem se lembra disto ??? ;-) estou ficando velho.

Bom, o importante é que hoje, mais do que nunca, vejo a tecnologia adentrando nas organizações, e o melhor, de todos os tamanhos, seja com 3 ou 3000 equipamentos. Interessante também esta a visão de algumas empresas (algumas eu disse), onde não estão mais comparando os thinclients com PC´s simplesmente, pois apesar de eles em muitos casos terem o mesmo fim, eles não devem ser comparados, seja em termos de preço ou características. Costumo dizer (quem já teve uma reunião comigo sabe disto) que os thinclients servem geralmente para 90% de sua rede e quase nunca 100%.

Particularmente não consigo compreender ainda como um gerente de TI consegue administrar ele próprio (sabemos que muitas vezes somos gerentes que metemos a mão na massa mesmo) ou então com sua equipe diversos assuntos dentro da empresa (Storage, Internet, Networking, Seguranca, VPN, ITIL, Telefonia IP, Virtualizacao, ERP, CRM, SLA e etc) e ainda ter que se preocupar com a ponta, com o usuário final em seus PC´s (travamento, perda e roubo de dados, reinstalacoes, pecas de reposicao, etc). Vejo na tecnologia um verdadeiro aliado tanto do TI quanto do financeiro. Do lato de TI voce pode alocar melhor seus recursos (pessoas, equipamentos) para atividades mais produtivas dentro da empresa e do lado financeiro, o budget pode ser muito melhor dimensionado durante o ano, sem contar que os upgrades (software e/ou hardware) posteriores serão muito menores, enfim, vamos discutir muito sobre isto aqui no Blog.

Agora um recado aos parceiros, distribuidores e fabricantes, POR FAVOR, este Blog AINDA nao tem nenhum objetivo comercial e nem sei se terá, portanto qualquer foto, artigo ou noticia relacionada a fabricante, ela terá o cunho apenas informativo ok ? Ainda estou terminando o meu portal sobre a tecnologia, nele sim poderemos divulgar assuntos comerciais quem sabe, como banners, noticias, materias, artigos, porém neste aqui, o objetivo principal é apenas tentar melhor divulgar as informações sobre a tecnologia e sim podermos faturar após o conhecimento de todos.

Finalizando, gostaria de que fossem bem sinceros nas criticas, opiniões e sugestões sobre este blog, para que possamos através desta iniciativa (ainda não vi nada no BR) que dei o pontapé inicial. Vamos tentar fazer deste Blog o alicerce do portal que estou desenvolvendo.

Agradeço a todos deixando um abraço e sucesso pra nós,

Gosto muito de ThinClient (cliente magro) mas um abraço tem que ser bem Fat (gordo)

FatAbraços a todos,
Dalmo Marcolino

6 comentários:

pfugazza disse...

Salve, Dalmo Marcolino. Você me alertou para o "estou ficando velho", pois venho do tempo do boot remoto com o NetWare 3.12. (Que maravilha era, não?).

Gostei muito da sua iniciativa na divulgação deste conceito (ThinClient) ainda novo no ambiente de TI.

Acredito que a tecnologia ainda não "decolou" porque não sabemos muito (ou alguma coisa) sobre a mesma, embora já tenha ouvido falar dela há anos. E seu blog veio preencher esta lacuna e, por isso, desejo muito sucesso e que venhamos a nos falar.

Um abraço.

Blasfemador disse...

Excelente iniciativa torço pelo seu sucesso e seu blog já está no meu Bookmark, lendo já tive alguma idéias interessantes, Parabéns.

Dalmo Marcolino disse...

Valeu Nei sumido rsrsr

Valeu mesmo, querendo trocar ideias o espaco é perfeito para isto tambem, quero que este Blog sirva de incentivo para sair o meu tao prometido portal, lá pretendo ter areas de forums tbm.

Enfim, esteja sempre por aqui.

Abraços

Dalmo Marcolino disse...

Grande Paulo

É isso mesmo cara, infelizmente temos que admitir q estamos ficando velhos rsrsrs, porem podemos ter orgulho daquela época do Net$Dos.sys gerado com IRQ 3 e IO 300 para placa NE2000 rsrsrs era show de bola. Funcionava redondinho !!!!

Mas é isso, hoje podemos voltar um pouco no tempo e sair um pouco desta complexidade de ter um sistema operacional em cada desktops, a ideia do thinclient é bem esta

Continue por aqui ok ?

Abraços,

Renato Alencar disse...

Gostria de parabenizá-lo Dalmo Marcolino.
Excelentes blog e postura !!!

Abraços

Renato Alencar

Unknown disse...

Prezado Dalmo
Eu cheguei a trabalhar com VM (virtual machime) no inicio da década de 80, qd em grande corporação, todas as informações ficavam em computadores enormes, com fita, salas enormes de DPD, controladas em acesso e temperatura, eram os corações bem caros das grandes corporações. O que os usuários tinham eram terminais que conversavam com estes super computadores, telas de fósforo verde, e achava o supra sumo da tecnologia. Este tempo não está tão distante, estamos aqui falando de 24 anos, qd estes terminais começaram a ser substituídos por PC, sem HD, duas unidades de disco 5 1/4", uma para BOOT outra para as informações.
Não tenho saudades daquela época, tudo era muito complicado e abusivamente caro, um PC com HD de 10Mb custava algo em torno de $5000.
Hoje temos a tecnologia a nosso favor, conseguimos uma velocidade de banda de 1000MBPS, estamos com wireless 3G de 54MBPS, não vejo porque não se utilizar mais estas maravilhosas máquinas denominadas de thin client. Hoje temos até capacidade de porcessamento dentro delas, um TC básico vem com 266Mhz de processamento, naquele tempo isto era um sonho. Controlar rede a distância, que maravilha, poder deixar todo o parque de "caixas" atualizado em uma noite, estando no Pará ou no RS. Quando se pensava nisto. Imaginou o trabalho de um TI quando tem que atualizar o anti virus dentro de uma empresa, onde existem cerca de 100 PCS, quando ele está terminado, terá que recomeçar, pois alguem já deve ter acessado algum site com um novo virus que a ultima atualização nã previa, que loucura.
Parabens, espero que muito coordenadores e gerentes de TI tenham acesso ao seu blog e que você mostre quanta vantagem estes pequenos notáveis trazem para os dias de hoje.
Felicidades. Cezar Gaddi