quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Conceito inicial - Camada Cliente

Como já comentei, estes terminais não podem ser chamados de burros (nao é ofensa rsrs), pois eles possuem processamento e memória que os fazem capazes de processar tarefas independentes de servidor, como por exemplo browser local. A maioria dos thinclients dotados de sistemas operacionais embbeded (embarcados), possuem browser local para o acesso à aplicacoes web. Existem organizações que tem todo o seu sistema baseado em web, então neste caso, não é necessário ter um servidor de terminais para o acesso, basta o browser local (IE, Firefox etc). Essas empresas ao invés de investirem em PC´s para acessarem apenas o browser, optam então por thinclients, estes poderão oferecer o que precisam, com mais confiabilidade e estabilidade.

Conceituando ThinClient

Thinclient não precisamos entender apenas como aquelas maquininhas pequenas e bonitinhas (nem todas!), thinclient é um equipamento que se conecta à um servidor de terminais, não importa se ele é um terminal feito para isto (os thinclients propriamente ditos) ou então um PC (boot: remoto, disquete, CD ou HD), porem só com o necessário para o acesso ao servidor. Um tablet pc, um smartphone ou palm, até as TVs digitais poderão ser implementados (de acordo com o fabricante) para funcionarem como um ThinClient, enfim, qualquer equipamento destes com a arquitetura de SBC deve ser encarado como um ThinClient.

Tipos de ThinClients

PXE / BootP - Esse thinclient é mais conhecido como BOOT remoto, ele não acompanha qualquer dispositivo de armazenamento de dados RAM, somente possui ROM, ele simplesmente processa o boot baseado em instruções de um servidor de BOOT, é muito utilizado em sistemas linux com o LTSP, o Ubuntu tem uma versão chamada edubuntu que já vem com o LTSP nativo, facilitando muito a aplicação deste tipo de thinclient. A maioria dos PC´s de hoje já vem com o boot PXE habilitado, o que pode fazer um PC comum portar-se como um thinclient.

Linux - Diversos fabricantes de ThinClients possuem sua própria distribuição linux embbeded (embarcada) em seus thinclients, cada fabricante vai possuir sua caracteristica, clientes de servidores de terminal, drivers adicionais de terceiros, gerenciamento remoto, browser, aplicativos (Skype por exemplo), enfim, vale averiguar o que cada fabricante possui, de acordo com sua necessidade para optar por um modelo de thinclient. Também é possivel desenvolver imagens próprias de thinclients com projetos diversos existentes na internet (free), porém é necessário bom entendimento de linux e programação, principalmente perl e c. Vale uma dica para desenvolvedores, este mercado vai crescer muito, e acho uma boa, pois ainda surgirão muitos fabricantes de thinclients optando por imagens, e também clientes que desejam imagens personalizadas. Vale citar uma imagem Tupiniquim que é um sucesso entre os fabricantes que é o Blanes, possui muitos recursos e em alguns casos deixa o windows no ´chinelo´.

Windows CE - A maioria dos ThinClients já vem como padrão de fábrica dotada deste sistema operacional, afinal é um padrão mundial (MS) para quem quer o básico, porém cada fabricante tem que compilar a sua imagem embarcada de acordo com a sua necessidade. Existem fabricantes que tem o ´jogo de cintura´ para adaptar uma necessidade ou outra, outros não. A maioria deles possuem alguns readers de office (ppt, doc, xls, pdf) e browser IE local, o que em alguns casos torna muito funcional. Em outros casos permite-se utilizar em modo ´quiosque´, o que para aplicações onde não se possui muita interação com o usuário (pontos de venda, metrô, letreiros) é perfeito. Existe um ponto negativo que é o de não possuir client para conexão em servidores linux LTSP, ou seja, se o seu servidor é o LTSP, não opte por uma solução com o CE ou outra com windows embarcada no ThinClient.

XPe - A letra ´e´ neste caso é de embarcado, na verdade é um PC com cara de thinclient, com um windows XP embarcado. É muito aplicado quando não se possui uma equipe de desenvolvimento local para as imagens e tem existem frequentes das imagens, pois na imagem do XP é como um windows XP nos desktops, basta um add/remove programs que voce pode adicionar uma aplicação por exemplo. Também é muito utilizando quando se tem a necessidade de recursos avançados do Internet Explorer que não acompanha o windows CE.

Flash IDE ou PenDrives - Também é uma opção principalmente para utilizar equipamentos obsoletos. Alguns fabricantes optaram por utilizar uma flash memory com interface IDE, onde basta a retirada do HD e plugar a Flash em seu lugar, o PC irá reconhecer a flash como um HD e fará com que o PC se ´transforme´ em um poderoso thinclient, na maioria dos casos são utilizadas imagens pré-embarcadas linux e que possuem diversas aplicações para servidores e aplicações locais. Estas imagens em alguns casos podem ser gravadas em Pendrives para equipamentos que possam dar BOOT pela porta USB.

Outras soluções - Sim, existem outras soluções, que não vem ao caso comentar, são muito pontuais, porém é interessante saber que o mundo SBC/ThinClient cresce a cada dia mais e cada dia vamos acompanhando novas evoluções. Para citar uma outra opção, poderia ser o DOSRDP e ICARDP, isso mesmo, em DOS, pode-se aplicar em uma flash memory, no hd, em cd, em disquete, em pendrive, enfim, onde couber um DOS e esse cliente DOSRDP ou ICARDP que a aplicação funcionará perfeitamente, vale uma pesquisa, e não esqueça, qualquer novidade, nos conte para publicarmos por aqui.

Acredito que eu esteja conseguindo explanar o conceito de thinclient devagar, tentando deixar o mais claro e simples possível, espero que com isto ajude a este mercado progredir cada vez mais, pois voces podem perceber que existem diversas opções, não é uma solução amarrada à fabricante, e sim uma solução heterogênea que ajuda muito no dia a dia do TI.

Coloquei os links de alguns fabricantes de thinclients que estão presentes no Brasil, tenho uma lista de outros fabricantes não presentes, como a VXL (fornecedora de thinclients do Mc Donnald´s), a ChipPC que é a fabricante dos Jacks (de parede) que postei aqui, mas acho meio inútil divulgarmos o que não possuimos ainda no Brasil nos links, o que é novidade lá fora e thinclients diferentes irei publicar nos posts ok ?

FatAbraços e até a próxima,
Dalmo Marcolino

Nenhum comentário: