quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Conceito Inicial - Protocolos

Para quem sempre estudou TI existe uma máxima, pra tudo existe um protocolo rsrsrs



Enfim, para o SBC não poderia ser diferente. Existe um protocolo que faz com que o ThinClient se comunique com o servidor de terminais, este protoloco é encapsulado no TCP-IP e tem a função básica de processar tudo no servidor de terminais e apresentar ao ThinClient apenas o que voce está operando no servidor, ele apenas faz o Input de teclado e mouse e tem o Output de vídeo (e som em alguns casos). Isso faz com que a camada de comunicação entre o ThinClient e o Servidor seja muito pequena. Alguns chutam em 8K por cada terminal, eu já opto em qualquer projeto no mínimo 15K, particularmente não conheco nenhuma ferramenta que consiga medir isto (quem souber, por favor ....), por isso opto pela média que os fabricantes publicam.

Cada servidor de terminal possui o seu protocolo de comunicação e cabe ao ThinClient ter este protocolo instalado nativamente. Hoje a maioria dos thinclients já suportam a maioria dos protocolos, porém é interessante se antenar se o seu thinclient possui o client especifico de seu servidor de terminais.



Os mais famosos são:

ICA - Protocolo nativo da Citrix, este protocolo é o mais compacto e que mais possui recursos, geralmente os outros protocolos vão atrás do desenvolvimento da Citrix, por terem sido os pioneiros a Citrix está sempre à frente dos outros.



RDP - Protocolo nativo no Windows Server. Desenvolvido pela própria Citrix para a Microsoft, este protocolo possui as funcionalidades básicas para um ambiente SBC, porém a cada versão vem evoluindo, mas sempre atrás das funcionalidades do citrix. No Windows 2003 server vem com a versão 5.2 que suporta mais de 256 cores e som, o que não era suportado nas versões anteriores (4 e 5). Alguns outros softwares servidores de terminais utilizam o próprio RDP para se comunicar, como o XPUnlimited por exemplo e o Winconnect Server XP.



XDMCP - Protocolo nativo do LTSP, ele não é tão leve quanto os protocolos acima citados, porém de grande utilidade para as aplicações linux. Por falta de conhecimento mais profundo não posso explanar muito sobre este tipo de protocolo, sei que existe um protocolo mais avançado do que esse (x11 nao sei afirmar), porém cabe mais estudos para analisar por aqui ou sugerir postagens.



Outros protocolos - A Go-Global possui o seu próprio protocolo de comunicação, assim como o servidor Tarantella e outros mais, é interessante a pesquisa pontual para a necessidade de uma destas plataformas.



No mercado mais popular devemos nos antenar muito para os comparativos entre o RDP e o ICA principalmente e também analisar outras opçoes de mercado como o muito bom Go-Global e também a opção linux.

FatAbraços,
Dalmo Marcolino

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Dalmo, tudo bom?

Escrevi um artigo na edição especial sobre thinclients da Linux Magazine desse mes. Falo sobre alguns protocolos usados em thinclients e as principais diferenças entre eles, acredito que possa enriquecer seu blog. Sinta-se a vontade para reproduzir o artigo caso deseje.

Amplexos

Luiz Blanes

Dalmo Marcolino disse...

Obrigado Luiz, espero que sempre que possa esteja aqui contribuindo, irei dar uma verificada e publicarei com toda a certeza.

Abracos,


PS: Caso queira, fique a vontade tambem para publicar algo, basta me dizer que lhe autorizo.

wegas disse...

Gostaria de saber como usar a impressora numa estação remota, sendo que estou apenas dando acesso a apenas um programa via xpunlimited, a pessoa não tem acesso ao desktop, o aplicativo inicia automaticamente, qdo ele faz uma conexão rdp via windows xp. Tenho uma impressora local HP692 e desejo imprimir os relatorios nela, só que só aperece as impressoras conectadas ao servidor da rede. Se puder me ajudar agraddeço muito por isso.

Walter.