quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Conceito Inicial - Camada Servidores

Pessoal,

Antes de publicar, cases, artigos e informações, gostaria de passar para voces o meu conceito de proprio punho de Server Based Computing, claro que haverão divergências pois este é o meu conceito, porém podemos dar uma olhadinha em alguns Wiki´s como ThinClient e Ambiente de Trabalho Remoto e termos nossos próprios conceitos.

Bom, devemos sempre dizer que o mercado assumiu o nome ThinClient Computing como padrão, então o nome Server Based Computing (Computação Baseada em Servidor) acabou ficando em segundo plano ou então para soluções baseadas apenas em Citrix, repito, isso é conceito de mercado.

Muitas pessoas me perguntam se o SBC é o retorno aos mainframes, eu digo que é, e não é. Não é pois na época dos mainframes, os terminais eram burros, nao existia inteligência, o que difere muito dos thinclients de hoje, que são os terminais do SBC, porém com inteligência, com processadores, já a arquitetura, se comparada, é bem similar. Podemos dizer que antes, os gerentes de CPD se concentravam apenas nos sistemas COBOL, ADABAS e etc, pois no ´terminalzão´ de fósforo verde, nada se fazia, só tinhamos o terminal para operar através de uma conexão serial ao supercomputador, quando o terminalzão dava problemas, ele simplesmente era trocado ou então enviado para o laboratório de eletrônica trocar algum fuzível por exemplo. Já nos thinclients, não temos mais o que consertar, visto que ele é bem compacto e a possibilidade de algum periferico dar problema é bem menor, por outro lado, ele é facilmente descartável, claro que, não se deve comparar ao terminalzao verde em custos.

Reza a lenda que os sistemas em Cobol, feitos pelos ´jurássicos´ do mainframe, são mais estáveis, e funcionam muito melhor do que os atuais ERP´s. Mas cá entre nós, eles não tinham problemas com os usuários ;-).

Para dividirmos o conceito devemos pensar em ThinClient como um conceito e não como um produto apenas, pois existem diversas maneiras de se ´conceituar´ um ThinClient, devemos dividir basicamente em duas camadas para entendermos melhor, a camada servidor e a camada cliente.

CAMADA SERVIDOR

Primeiro vamos ao conceito de rede tradicional, que provavelmente voce usa hoje.

Na rede tradicional temos o processamento distribuido entre os servidores e os PC´s, ou seja, além de utilizarmos o processamento do servidor, também necessitamos de processamento local no PC, onde faz-se necessário equipamentos poderosos com muito processamento, muita memória, muito HD (por isso são FAT Clients) e consequentemente muitos problemas, além do que, eles precisam deste processamento todo em determinados picos apenas, na maior parte do tempo o equipamento não chegam a utilizar nem metade de sua capacidade total. Sem contar que todo esse processo faz-se necessário banda de rede (lan ou wan), além de consumir bastante energia elétrica. Ou seja, além de ter a necessidade de um ´terminal´ pontente, devo também alocar recursos de manutenção para estes ´terminais´, rede veloz e uma rede elétrica com bastante capacidade para aguentar a carga dos PC´s.


Agora vamos ao modelo SBC.


Já no modelo do SBC, temos o processamento centralizado nos servidores. Neste momento necessitamos ´criar´ uma nova figura chamada ´servidor de terminais´, ele(s) será(ã0) os responsáveis por processar o que antes era processado pelo PC na rede tradicional. Este servidor de terminais pode ser o mesmo equipamento servidor da rede (banco de dados, file server ...) porém é recomendado que se tenham servidores dedicados para este fim.

Com o processamento centralizado sempre vem a afirmação: -´Mas o meu servidor precisa ser muito parrudo !!!! Inviabiliza qualquer investimento assim !!!!´. Sim, ele precisa ter uma configuração em média 30% mais ´potente´ do que um servidor de rede tradicional, porém não é nada exorbitante se formos analisar que hoje compra-se servidor com grandes facilidades de mercado e memória e processador estão com um custo bem acessível.
Este servidor precisa ser bem confiável, por isso sempre recomendo um servidor de linha, com barramento de discos confiável, backup e contingências. Porém denovo SEMPRE vem outra afirmação do cara ainda cético com SBC: ´- E se meu servidor parar ?, Eu to ferrado, vou perder meu emprego !!!!´. Geralmente eu respondo com uma outra pergunta: -´E se o seu servidor de banco de dados, por exemplo, parar? Mesmo em uma rede tradicional que voce tenha hoje ?´ Enfim, a resposta é simples, voce precisa ter uma preocupacao muito grande com a qualidade do seu servidor de terminais no que se diz a hardware, contingencia, backup e etc, assim como voce deveria ter com o seu servidor de banco de dados por exemplo, pois ele é o core da sua rede, e no caso do servidor de terminais ele passa a ter também uma função muito importante dentro da sua topologia.

Não podemos esquecer que pode-se ter mais de um servidor de terminais atuando na mesma rede com função de fail-over (se um cair, o outro assume) ou então load-balance (quando um servidor chegar a x% de utilização, passa pro outro), enfim, podendo tornar seu ambiente bem confiável e centralizando o seu gerenciamento exclusivamente nos servidores.

Sistemas operacionais de servidores de terminal

Existem servidores de terminais desde windows, passando pelo linux até solaris, enfim, como gosto sempre de dizer, primeiro temos que entender o conceito SBC para depois optarmos por qual sistema devemos utilizar. Em alguns casos existe uma interoperabilidade incrível entre as plataformas, fazendo com que para o usuário final seja completamente invisível se ele está em um mainframe ou em uma simples máquina com o linux, dentre alguns que conheço e que estão no mercado, cito:

Citrix Presentation Server - A Citrix é a empresa líder, pois ela praticamente embutiu no mercado o conceito SBC, e até hoje não existe qualquer plataforma que a supere dentro de suas features, porém dependendo do tamanho da rede é aquele caso. Comprar uma Ferrari para correr na Av. Brasil, enfim, não é o caso.

Microsoft Terminal Server - A Microsoft desde a versao Windows NT 4.0 TSE (Terminal Server Edition) que trabalha em conjunto com a Citrix para o desenvolvimento do seu terminal. Muito limitado claro, porém muito util para diversos cases. Hoje utiliza no seu servidor o RDP 5.2 que é bem avançado comparando-se com o 5.0 anterior no windows 2000 (que nao suporta mais de 16 cores e som), porém reservam ainda muitas novidades para o seu servidor windows server 2008 que virá com o RDP 6.0

Go-Global - Um servidor de aplicacoes que independe de plataforma, possui sua própria caracteristica assim como seu próprio protocolo de comunicacao. Tem crescido bastante até porque diversos thinclients tem ultimamente de fábrica o seu client.

XPUnlimited - Servidor de terminais baseado no Windows XP, possui load balance embutido e também um tímido, porém eficiente publicador de aplicativos. Está sendo muito utilizado em pequenas redes de SBC para quem precisa de um custo mais acessível.

LTSP - Linux Terminal Server Project é um projeto open da comunidade linux. Bem bacana, já possui diversas ramificações no qual dentre elas eu cito o thinstation, onde voce consegue colocar o LTSP ´dentro´ de um servidor windows e utiliza equipamentos thinclients com boot remoto via PXE ou disquete, dependendo do tamanho da rede, é uma boa sugestão.

Existem outros que posteriormente irei citar, porém é super interessante primeiro entendermos o conceito de servidor.

Ainda existem o NX, Jetro, Winconnect, o da Sun que neste momento nao me recordo .... como este blog é bem democrático, quem tiver qualquer informação sobre outros, queira me passar por favor.

Vou ficando por aqui, no próximo post falarei sobre a camada cliente.

FatAbracos,
Dalmo Marcolino

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Dalmo!

Parabéns pelo blog! Espero que as informações postadas aqui sejam importantes a quem quer conhecer sobre este assunto, e ajude a muita gente a estudar e ter mais parâmetros para tomar decisões. Em breve tenho certeza que seu Blog se tornará uma referência sobre o assunto na Internet Brasileira.

Abraços,

Alexander Torres Louzada
www.louzada.net

Dalmo Marcolino disse...

Valeu pela força Louzada,

Continue sempre por aqui, sua opiniao é sempre de grande valia

Grande abraço,